
Governo de Portugal conclui procedimentos para o recrutamento de Conservadores e Oficiais de Registo
O Ministério da Justiça do Governo de Portugal anunciou que concluiu nesta terça-feira (03/02) os procedimentos abertos em 2023 para o recrutamento de Conservadores e Oficiais de Registo, o que vai permitir a contratação de profissionais de registo pela primeira vez nos últimos 20 anos.
O Instituto de Registos e Notariado (IRN) disponibilizou as listas definitivas com a classificação dos candidatos, encerrando assim os concursos abertos há dois anos. Estas listas ordenam os candidatos aprovados para preencher os 50 lugares de Conservador no Continente e Região Autónoma dos Açores, oito lugares de Conservadores na Madeira e 240 lugares de Oficial de Registo por todo o país.
Paralelamente, a Secretária de Estado da Justiça anunciou que pretende abrir novos concursos para profissionais de registo em data próxima. Pretende-se autorizar o recrutamento de mais 70 Conservadores e 380 Oficiais de Registo.
Espera-se que com esses novos recrutados a situação dos processos de nacionalidade portuguesa em trâmite nas Conservatórias em Portugal seja amenizada, com a diminuição do prazo de trâmite que atualmente está em aproximadamente 04 anos.
Fonte: https://abrir.link/LuWyM